sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Top 5 Alimentos que escurecem os dentes

Há quem tenha um Sorriso perfeito sem nunca ter vindo ao Dentista. É verdade. Pessoas que ao longo da sua vida, pensariam em vir fazer 1 branqueamento dentário, se tanto. Por outro lado, há casos onde o paciente não se importava de retocar o seu branqueamento a cada mês. Talvez até semanalmente. O que acaba por ser compreensível, enfim: dentes mais frágeis, mais gastos e/ou menos cuidados podem ficar escuros.

Depois chega o momento. O momento. Aquele momento. A típica situação em que nos fotografam junto de alguém com um Sorriso perfeito, a contrastar com o nosso "madre pérola". O momento que viaja no Facebook.

Porquê!?





Bom, o consumo de certo tipo de alimentos pode estar na origem do problema! Esta semana, a Dentarmed revela-lhe os 5 inimigos de um Sorriso luminoso. Mas atenção. Consumidos de uma forma equilibrada e de origem certificada, estes alimentos não prejudicam a saúde. Isto num sentido lato. Queremos afirmar só e tão só que estes alimentos contribuem para o escurecimento dos Dentes.



1 # Vinho 


Começamos pelo néctar das videiras. O eterno embaixador da cultura portuguesa no estrangeiro, é de facto uma iguaria milenar. O vinho é um cartão de visita, produto de referência para a nossa economia. Por vezes doce. Ácido. Mas sempre composto por microorganismos que fornecem cor. É por isso que os Dentes ganham um tom sombreado ao longo do tempo, se o bebermos regularmente. Tinto ou branco, sem excepção.



2 # Café


É sabido que a cafeína tornou possível o ritmo do mundo ocidental. O café tornou-se um hábito. Um digestivo. Um energético que nos permite contornar os efeitos do cansaço. Mas cuidado. Mesmo a parte mais dura do nosso corpo - o esmalte - tem pequenas fendas. Falhas microscópicas onde habitam vestígios do seu café, inalcançáveis pela saliva ou pelos filamentos da sua escova de dentes. 



3 # Beterraba


Este vegetal deixa invariavelmente a sua marca no prato, resultado das moléculas intensamente pigmentadas que o compõe. Experimente torná-lo num sumo, como faz com a maçã ou com a cenoura. O truque é ingerir o sumo através de uma palhinha e não deixar o líquido atravessar os Dentes.



4 # Chá 


Alguns dentistas afirmam que o chá escurece os Dentes, até mais do que o café. Em especial o chá preto. Isto por culpa do tanino, uma substância que promove a coloração negra e verde no esmalte dentário. Também se encontra no chá verde, embora em menor quantidade.




5 # Amora e Frutos Silvestres


Os alimentos de cor particularmente activa são inimigos de um Sorriso branco. Estão cá todos. Desde a cereja, ao mirtilo. Até à própria romã. Neste caso, frutas que combinam um alto grau de acidez com uma pigmentação berrante. Cuidado: o mesmo se aplica aos bolos feitos a partir destes alimentos.

Clique e assine a nossa Newsletter mensal!


Se está a pensar em ver-se livre das manchas nos Dentes, saiba que a solução pode - ou não - passar pelo branqueamento dentário. Consulte o seu dentista. Se for o caso, na Dentarmed poderá fazê-lo em consultório, de uma forma simples, através de um gel que leva menos de uma hora a actuar; ou em regime ambulatório, durante duas semanas, onde atingirá resultados mais duradouros.

Até para a semana!  


 214015430 | 91 8224338
 Rua dos Castanheiros Loja 3B
 2810-036 Almada

© Tiago Severino

Sem comentários:

Enviar um comentário