sábado, 8 de março de 2014

Escova de dentes eléctrica: melhor que a tradicional?


Um dia normal termina na sala de estar. E de lá se arriscam passos de cansaço, rumo à cama, em direcção ao quarto. Quem não detesta essa caminhada longa e tão esforçada. Quantos de nós pagavam para não ter que a percorrer. A viagem nem sequer é directa. Falta uma coisa. Passar pela casa de banho, porque os dentes não podem ficar por lavar! Tem que ser. E tem que ser rápido. O cansaço não tarda a levar a melhor.



Talvez esta situação lhe seja familiar. É este o momento em que decidimos entre uma boca saudável e as cáries, diariamente. Tudo se resume a este momento. Você conhece-o. Qual é a sua disposição neste momento? Quais são as suas limitações? A forma da sua boca não facilita a escovagem? Convém estar em silêncio?

É que dizer que a escova de dentes eléctrica é melhor que a tradicional - ou vice-versa - é o mesmo que dizer que o carro é melhor que o avião. Não faz sentido. Não são comparáveis em abstracto. Talvez o avião seja mais valioso. Talvez o carro seja mais cómodo. Mas de facto são os dois um óptimo meio de transporte. Um para uma coisa, outro para outra: depende do caso.


E para que saiba o que fazer no seu, esta semana a Dentarmed vai ensiná-lo a seleccionar a escova mais indicada para si. Conheça agora as principais vantagens da escova eléctrica e tradicional:



# escova eléctrica



#1   Uma das vantagens da escova eléctrica é a possibilidade de controlar o tempo de escovagem com maior precisão. A maior parte inclui um temporizador, que faz a escova parar de funcionar quando o tempo ideal de escovagem é atingido. Veja na imagem à esquerda.

#2   Se sofre de Artrite ou da Síndrome do Túnel do Carpo (STC) - ou de outro tipo de restrição de movimento -, evite o esforço desnecessário. Poupe as suas mãos e pulsos. A escova eléctrica faz o trabalho difícil por si!


#3   Tem dificuldade em habituar os mais novos a escovar os dentes? Apresente-lhes a escova eléctrica. As crianças aderem facilmente a um instrumento sofisticado, que ganha vida própria. Aproveite a sensação de poder que a escova eléctrica lhes transmite. Faça-as sentir importantes!






# escova tradicional



#1   A maioria das escovas tradicionais é eficaz a limpar o interior da boca. Especialmente a língua - graças à zona rugosa, atrás da cabeça da escova. Tem dificuldade em ver-se livre do mau hálito? A sujidade acumulada na língua pode estar na origem do problema.

#2   Se tem alguém com o sono leve na família, lembre-se que a escova de dentes tradicional é mais discreta que a escova eléctrica. Enfim, e mais acessível. Mais acessível que um tubo de pasta de dentes.

#3   É muito fácil transportar uma escova tradicional, numa mala de senhora. O que até pode dar jeito - seja em viagem, no trabalho, ou na casa de um amigo onde ficámos a dormir. Menos prático é transportar a escova eléctrica e o carregador que a alimenta.





Para nós o que importa é a forma como se escova, não o tipo de escova que se escolhe. De facto, a maioria dos dentistas aconselha um período de escovagem mínimo de 2 minutos. Mas evidentemente, cada boca tem a sua natureza específica. Peça ajuda o seu dentista. A escova tradicional até pode ser mais flexível. A escova eléctrica mais cómoda. Mas qualquer uma poderá servir-lhe na perfeição. Qual a mais indicada para si?

Até para a semana!  


 214015430 | 91 8224338
 Rua dos Castanheiros Loja 3B
 2810-036 Almada

© Tiago Severino

Sem comentários:

Enviar um comentário