domingo, 23 de março de 2014

Porque razão precisa do seu dentista durante a gravidez?


Se já foi mãe conhece bem esta sensação. A felicidade instala-se. Os sentidos disparam e tudo é motivo de preocupação. A gravidez é uma altura única na vida de uma mulher. Afinal, é uma nova vida que ai vem. E as mulheres abraçam esta missão. A saúde passa a ser uma prioridade! Escolhem-se os babygrows, os cremes, fraldas e brinquedos. Falta tempo. Mas o entusiasmo transforma-se em energia extra e nada, mesmo nada, fica esquecido.


Ou será que fica!?



# alto risco de doença gengival 

Lembre-se que o corpo reage à gravidez. É uma fase onde aumenta a produção de hormonas, nomeadamente o estrogénio e a progesterona, que fazem disparar o risco de doença gengival - que se manifesta pelo inchaço e por vezes sangramento das gengivas. Pode até causar mau hálito e um sabor desagradável na sua boca. Mas é relativamente fácil de evitar.


Se está grávida ou pensa em ter um filho, comece por prevenir o agravamento de inflamações na zona das gengivas. Peça ajuda ao seu dentista. Bloqueie a entrada de bactérias que ameaçam o normal desenvolvimento do seu bebé.

A altura indicada para marcar o seu check-up é durante o 2º trimestre da gravidez. Não que exista algum tipo de contra-indicação - caso prefira vir mais cedo ou numa fase tardia. Mas se costuma ficar ansiosa quando vem ao dentista, o stress não é aconselhável durante o último trimestre do seu período de gestação.



# anestesia local durante a gravidez



Caso seja necessário, pode e deve receber uma anestesia local na zona da boca, durante o período de gravidez. Mas lembre-se: informe o seu dentista de que espera um filho brevemente.

Quanto ao desconforto da picada, pode ficar descansada. Deixámos de usar agulhas! Na Dentarmed já é possível receber uma anestesia sem agulha, graças ao sistema inovador de micro-disparo, mais simples e indolor. Para saber mais sobre esta novidade basta clicar aqui.





# os 4 cuidados mais importantes



Lembre-se que, durante o período de gestação, é normal que ocorram sangramentos na zona das gengivas. A cavidade bucal pode ficar dilatada, ou até inflamar com maior frequência.

Em alguns casos surgem pequenos granulomas - uma espécie de inchaços localizados, como ilustra a imagem à esquerda.


Mas ter um filho não precisa de ser tão difícil. Esta semana, a Dentarmed dá-lhe 4 conselhos para que tenha uma gravidez saudável e sem complicações:

  1. Faça o seu check-up regular 
  2. Avise o seu dentista da gravidez
  3. Escove os dentes e use o fio dental, diariamente
  4. Evite os doces e comidas com muito açúcar




Sabia que o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) já permite a qualquer grávida o acesso a consultas e tratamentos dentários de forma gratuita? Através do Serviço Nacional de Saúde, tem direito a três cheques-dentista p/ gravidez. Pode utilizá-los na Dentarmed, até 60 dias a seguir ao parto. Saiba mais aqui.


Por fim: enfrente o período de gestação com entusiasmo e paciência. Durante a gravidez, o corpo altera-se e altera-nos a nós. Não perca tempo a lamentar-se. Previna as complicações que ainda pode evitar e faça uma visita ao seu dentista. Marque aqui. Viva a gravidez de uma forma saudável e concentre-se em preparar o mundo que o/a vai receber.

Muitos parabéns pelo seu bebé!  


 214015430 | 91 8224338
 Rua dos Castanheiros Loja 3B
 2810-036 Almada

© Tiago Severino

Sem comentários:

Enviar um comentário