segunda-feira, 31 de março de 2014

8 sinais e sintomas de que deve extrair o dente do siso


Se está com uma dor insuportável na zona da boca, o seu problema pode estar relacionado com o surgimento do(s) dente(s) do siso. São os últimos molares, situados no fundo da gengiva. Os únicos que nascem, vários anos após o surgimento da dentição definitiva. E nem sempre nascem: algumas pessoas nunca chegam a ter dentes do siso.

Outras sim. Por vezes com alguma dificuldade, dores e complicações indesejadas. Esta semana a Dentarmed revela 8 sinais de que o nascimento de um dente do siso pode estar para breve. Fique atento/a e consulte o seu dentista caso algum destes sintomas se agrave:
                         




1 #  Dor ou rigidez no maxilar próximo da zona do siso 


O sintoma mais popular do crescimento do dente do siso é realmente a dor. Há quem tenha a sorte de receber os dentes do siso pacificamente. Mas de facto, é por culpa da dor que os queixosos nos visitam, em busca de uma solução que os alivie. Esta sensação, numa primeira fase, pode vir mascarada de uma espécie de rigidez na zona da gengiva.




2 #  Dente a crescer de forma incorrecta ou num ângulo estranho


Por vezes notamos ao espelho - ou até com a própria língua - que há um dente a crescer na direcção errada. Ou contra um dente vizinho, até num ângulo pouco comum. 




3 #  Apinhamento de outros dentes


Os dentes do siso podem ficar presos no interior do tecido gengival, por baixo de outros dentes ou até junto do osso, na zona maxilar. Nesta condição, são chamados "dentes inclusos", e podem originar o desalinhamento de outros dentes.


Este fenómeno resolve-se, mais tarde, com a fixação de um aparelho dentário. Consulte o seu dentista assim que detectar o problema e evite gastos maiores no futuro.



4 #  Inchaço ou Infecção de um pedaço de gengiva (no fundo da boca)


Sente a zona da gengiva inchada ou em vias de infectar? Não deixe que o problema se agrave, especialmente na zona onde crescem os dentes do siso. Este é um sinal clássico de que os terceiros molares podem estar prestes a chegar! 




5 #  Cáries, Gengivite ou sensação de desconforto 


As cáries e a gengivite podem - e costumam - ocorrer sem que o dente do siso esteja prestes a nascer. Mas quando a estas se acumula uma progressiva sensação de desconforto - quando o dente raspa na bocheca, língua ou parte inferior da boca - o problema pode efectivamente estar relacionado com o surgimento do dente do siso.



6 #  Dores de cabeça e febre


Dois sintomas clássicos de que o dente do siso se prepara para nascer são as fortes dores de cabeça e até febre, que podem afectar a sua rotina e até mesmo impedi-lo/a de ir trabalhar. Se não identifica nenhum tipo de obstrução nasal, expectoração ou outro tipo de sintoma gripal, deve consultar o seu dentista.


7 #  Alguns alimentos têm um gosto estranho


Se a comida tem um sabor fora do normal - sempre que mastiga para um dos lados do fundo da sua boca -, isto pode ser um sinal de que o dente do siso está para chegar. Actuar nesta fase pode ajudá-lo/a a prevenir as infecções na boca.

Lembre-se de que uma infecção na boca facilita a entrada de bactérias, pela via oral. Estas bactérias podem causar outro tipo de problemas de saúde, tanto na zona da boca, como no resto do corpo. 


8 #  Tem entre 15 e 25 anos de idade


Se tem entre 15 e 25 anos de idade, está na fase onde é mais provável que nasçam os dentes do siso. Acima dos 30 anos de idade raramente acontece. Durante este período fique especialmente alerta, para algum dos sinais ou sintomas acima indicados.



Agora já pode seguir-nos também no Instagram!



Caso detecte algum destes sintomas ou sinais, não hesite em procurar o seu dentista o mais rapidamente possível. Na Dentarmed, considerarmos fundamental reagir depressa, no que toca aos problemas relacionados com o surgimento dos dentes do siso. Marque aqui a sua consulta. Evite infecções desnecessárias. Proteja-se da necessidade de fixar um aparelho dentário mais tarde. E poupe tempo e dinheiro, enquanto o problema é fácil de resolver. 

Até para a semana!  
ciso

 214015430 | 91 8224338
 Rua dos Castanheiros - Loja 3B
 2810-036 Almada

© Tiago Severino

Sem comentários:

Enviar um comentário