domingo, 13 de abril de 2014

Aprenda a fazer com que o seu filho mantenha os dentes saudáveis (sem ter que o obrigar)

O maior desafio de uma mãe ou de um pai é educar o seu filho. Educá-lo bem - ou pelo menos o melhor possível. É fundamental que o pequeno cresça preparado para viver em sociedade. Que adquira competências. E principalmente, que saiba cuidar de si.
Mas a tarefa pode ficar difícil, não só pela inquietude própria de uma criança. Pode parecer-lhe uma ideia bizarra, mas por vezes o culpado pelo mau comportamento de um filho é o próprio pai e/ou mãe, mesmo quando intervem com a melhor das intenções.






É preciso olharmos para esta questão com olhos de ver. E perceber que o tipo de incentivo com que educamos uma criança é o que esta realmente assimila e reproduz. Mais do que a noção de "certo" ou "errado", acerca de um comportamento que optamos (ou não) por reprovar. Pense nos videojogos. Pense na forma como as crianças ficam alieanadas. E repare: num videojogo, nunca lhes é transmitido o sentido de obrigação que se associa, por exemplo, aos trabalhos da escola. Os videojogos preocupam-se com outras coisas. Dão-lhes pontos, medalhas e uma história para viver. 

E já pensou em como toda a gente gosta de ser reconhecida? Valorizada: distinguida pelos seus actos e conquistas? Um jogo explora esta "fragilidade" da psicologia humana. Transmite-nos o sentido de desafio, que leva a criança a perder horas agarrado a uma consola. 



E porque não utilizar esta dinâmica a favor da saúde do seu filho? 



Ex.: no final da consulta é hora do estímulo positivo
Esta semana a Dentarmed sugere-lhe 4 maneiras de convencer o seu reguila a manter os dentes saudáveis, sem ter que o obrigar. Vamos identificar situações do dia a dia em que é possível utilizar o estímulo positivo, de forma a que a criança adquira hábitos de saúde, através de um sistema de recompensas simples e eficaz.


# Aproveite a fada dos dentes 


A lenda da fada dos dentes não tem que se limitar às moedas e ao prémio em si. Esta lenda é uma história, que pode tornar-se viva se lhe der algum significado. Dê asas a sua imaginação! A fada dos dentes pode deixar notas escritas à sua criança, com conselhos e alertas para os perigos da falta de higiene oral. Ou com dicas, para cuidar do novo dente. Ou até com perguntas e respostas, num diálogo pedagógico, estabelecido diariamente com o seu filho. Não será exactamente a fada dos dentes a fazê-lo, claro está. Mas o que importa é aproveitar o elo emocional que a criança estabelece com um personagem que entende e admira. Um personagem que, mais tarde, se transforma num hábito do qual jamais se separará.



# Cative-a desde cedo 


É normal adormecê-los com histórias de princesas e dragões. Com as histórias que nos contaram a nós, ao fim ao cabo. Mas com uma pitada de inspiração podemos transformar os personagens dessas histórias, e criar um elenco mais pedagógico, digamos assim. Pense no molar, por exemplo. O molar é o dente que mói, mais forte e mais largo. No combate à placa bacteriana - imagine-se -, pode representar o personagem mais feroz, que derrota os restos de comida e salva a boca das bactérias. Que refila que se farta e nos "mói" o juízo, por exemplo. Já o incisivo, numa história que conta uma longa corrida - imagine-se -, pode ser o primeiro a "cortar" a meta.

São pequenas analogias que os ajudam a fixar mais facilmente. A interessar-se pelos seus dentes. A ter razões para se lembrarem de os cuidar.




Ex.: o aspecto da embalagem ajuda o consumidor a lembrar-se do sabor do sumo




# Dê-lhe sempre um plano B


O seu filho costuma esquecer-se de lavar os dentes na escola? Não lhe é conveniente, porque os colegas fazem troça dele? Peça-lhe que leve uma bela maçã na mochila, todos os dias. A maçã ajuda a desgastar a placa bacteriana e os odores que dela resultam, especialmente quando mastigada com casca. Na falta de melhor, utilize-a como escova de dentes natural.

Por outro lado, se a criança tem o hábito de comer pastilha elástica na escola, seja você a dar-lhe as pastilhas que ela vai comer. Hoje sabe-se que o acto de mascar pastilha - com ou sem açúcar - ajuda a combater a placa bacteriana. Mas só porque a mastigação produz mais saliva, e a saliva ajuda a arrastar restos de comida, desde a boca até ao estômago. Ainda assim, e porque o excesso de açúcar é responsável pelo aparecimento de cáries, dê-lhe pastilhas sem açúcar e faça com que o seu filho mantenha uma boca saudável, sem ter que o privar do seu doce habitual.

NOTA: a Dentarmed desaconselha o consumo de pastilhas elásticas com açúcar.


# Faça das coisas simples um jogo


É uma boa forma de afastar o sentido de obrigação. Faça-o olhar para a questão da saúde oral de uma nova perspectiva. Por exemplo: quer motivar o seu filho a escovar os dentes todas as noites, por iniciativa própria? Estabeleça que o primeiro lá em casa a lavar os dentes, depois do jantar, tem direito a escolher o lugar no sofá ou o canal de televisão a que a família assiste, durante o serão.

Outro exemplo: tem muitos filhos e é quase impossível controlá-los a todos? Experimente criar uma tabela classificativa onde cada escovagem vale 1 ponto. Deixe-os competir de forma saudável e dê um prémio ao vencedor, no final do mês. O prémio pouco importa. O importante é o sentido de desafio com que "vestimos" uma tarefa básica e sem história.



Ex.: o prémio pode ser uma simples distinção 



Agora já pode seguir-nos também no Google+ !



E em sua casa, que truques utiliza? Conte-nos a sua experiência na zona de comentários e inspire outros pais e mães que seguem o nosso blogue!

Na Dentarmed procuramos aplicar este tipo de princípios. Por exemplo, com o diploma de bom comportamento que a Dra. Lúcia entrega aos reguilas que se portam bem na consulta. Traga o seu e aproveite o incentivo. Marque online aqui.
Última nota: aproveite as novas tecnologias. Existem aplicações mobile e jogos de computador feitos a pensar no incentivo à higiene oral. Estimule o seu filho num ambiente que lhe é familiar.

Até para a semana!  


 Dentarmed - Clínica Médica e Dentária 
 214015430 | 91 8224338 | dentarmed@gmail.com
 Rua dos Castanheiros - Loja 3B
 2810-036 Almada
 www.dentarmed.com

© Tiago Severino

Sem comentários:

Enviar um comentário